Mestre Sombra


Roberto Teles de Oliveira, o Mestre Sombra da Capoeira Angola, nasceu em 6 de fevereiro de 1941, em Santa Rosa de Lima, Sergipe, local em que sua família possuía um pequeno comércio, e onde passou sua infância. Na adolescência, transferiu-se para a Capital, Aracaju, para trabalhar na construção civil, ali permanecendo até completar 19 anos de idade. Em 1962, deixou seu estado natal, estabelecendo-se em Santos, região da Baixada Santista no estado de São Paulo. Nos primeiros tempos, teve diversos empregos, em vários ramos diferentes. 




Pouco tempo após sua chegada à Baixada Santista, embora trabalhasse arduamente para sobreviver, logo buscou a capoeira, atividade que já praticava desde menino. No ano de 1963, depois de muita procura, seu irmão o levou a um encontro de capoeiristas em Itapema (atual Vicente de Carvalho, Distrito do Município de Guarujá/ SP).  Ele foi apresentado ao Mestre Olívio Bispo dos Santos, baiano aposentado do sindicato dos ensacadores, que contava cerca de 60 anos de idade à época. Este viu Sombra jogando, e disse: Você sabe a capoeira, precisa somente adquirir comportamento. Sombra passou a dedicar-se à Capoeira nas horas vagas, tendo iniciado então no grupo Bahia do Berimbau comandado pelo Mestre Olívio Bispo dos Santos, o encontro era realizado nos fundos de uma casa, com doze senhores e Sombra, era o único garoto.


Houve várias tentativas de abertura, a primeira foi na Rua São Bento, nº25 e na Ana Costa, nº 218.A maioria dos integrantes eram estivadores, reparadores de navios, sacadores de café e na ocasião, Sombra trabalhava de cobrador na SMTC. Em 1968 começou a trabalhar na Companhia Docas de Santos, empresa que controlava o porto local, à época.  Em 1971 houve uma parada nos encontros. Pouco tempo depois, Em 1972, o grupo Bahia do Berimbau que jogava a capoeira em Itapema (hoje Vicente de Carvalho); mudou-se, com bastantes dificuldades, para Santos, depois da morte do Mestre Olívio Bispo dos Santos, época em que o agora mestre Sombra passou a assumir o cargo na associação de capoeira Eva Lee então chamada Zumbi.  Dois senhores, Maurício - o baiano do Charuto, e Benedito mandaram um recado ao mestre Sombra para marcar um encontro. Depois de três meses ele apareceu, no bar do Juca com Berimbau. No Itapema distrito do Guarujá criaram um grupo de capoeira, com o nome Zumbi. Em 1974, a associação registou-se na Federação Paulista de capoeira, mudando o nome para Senzala. 


Posteriormente Mestre Sombra alugou uma pequena sala na Marechal Pegô Junior, nº20, sendo fundada em 1975  onde ele  conseguiu o salão onde até hoje se encontra, na rua Brás Cubas, n. 227a Associação Capoeira Senzala. Desde 1979, Senzala é sediada no mesmo local, apresentando a cultura capoeira, formando professores e mestres. 



 A academia de capoeira Senzala tem formado várias gerações de professores e mestres, sendo a obra de Mestre Sombra conhecida e reconhecida em Santos e na baixada santista tanto através dos inúmeros eventos e apresentações em que a Senzala tem participado e organizado que graças ás academias abertas por formados do mestre. Mais de 5000 alunos passaram pela Senzala. A Associação formou muitos mestres que depois seguiram mundo afora: Espanha, EUA, Grécia, Holanda, Inglaterra, País de Galles, França e Noruega, difundindo a cultura capoeira Senzala e a Língua Portuguesa.  Mestre Sombra tem sido coordenador do Conselho da Comunidade Negra de Santos.

Em 1993, se aposentou das Docas, abrindo um comércio de modas e roupa de capoeira, o Bazar Senzala, em Santos. Em muitas ocasiões está chamado para viajar para o Brasil, a Europa e a América, a fim de dar força e apoio aos seus ex-alunos no ensino da capoeira


Mestre Sombra é referência de seriedade na disseminação da Capoeira no Brasil e pelo Mundo. Foi convidado pelo Ministério da Cultura, para participar, em Salvador, do ato de tombamento da Capoeira como Patrimônio imaterial.
Sua relação com os discípulos, é de ensinar e aprender, onde todos mantém contato e criaram uma rede de cultura pelo mundo: Filhos de Sombra.
A Capoeira Senzala é uma representação forte de capoeira e há muitos anos Mestre sombra transmite suas sabedorias, para jovens e adultos sem receber remuneração, pois a maioria que freqüentam não tem condições de pagar a mensalidade. O grupo Cultural Senzala, vende artigos de capoeira, realiza eventos culturais de capoeira e Mestre Sombra circula pelo Mundo, possibilitando a manutenção até hoje da Capoeira Senzala.

Mestre Sombra gosta de falar aquelas frases que você fica relembrando, sem saber se você entendeu mesmo o que quer dizer, frases de poeta para homem pensar, como por exemplo:


"Jogar capoeira é pôr o corpo em oração."

"Capoeira luta sem vencer, por isso vence sem lutar."